Requisitos para participar dos workshops

Este ano o WordCamp São Paulo contará com mais uma vez com sua trilha de workshops, composta por 3 eventos, que você pode conferir aqui (Obs: as duas últimas sessões da coluna workshops são palestras, por isso são três). Os workshops, também chamados de oficinas, são apresentações concisas, pontuais e intensivas sobre um determinado assunto. Diferentemente da palestra, em um workshop há uma maior proximidade e interação do público, com perguntas, respostas, atividades e dinâmicas. Um workshop pode ser prático, como um mini-curso sobre como fazer algo, mas também teórico, desenvolvendo atividades em prol de explicar algum conceito ao participante.

Por estas características do workshop, por vezes é requirido que o participante tenha um conhecimento prévio e/ou um preparo de recursos para sua participação. Falarei a seguir das recomendações para participar de cada workshop.

Site profissional em WordPress em 1 hora! – com Emerson Gonçalves

Neste workshop Emerson Gonçalves irá abordar como construir um site profissional completo, dando dicas desde a instalação, até temas, hospedagem, banco de dados, configurações e técnicas de construção. Para participar deste workshop não é requerido conhecimento prévio nem notebook, apenas sua presença, muita disposição e material para anotações!

Desenvolvendo seu primeiro plugin – com Allyson Souza

Este é o workshop que ministrarei, nele abordarei como desenvolver seu primeiro plugin WordPress, apresentando desde o início, conceito e aplicações dos plugins, hooks, definição no cabeçalho do arquivo, carregamento de estilos e scripts, internacionalização e desenvolveremos juntos um projeto de plugin simples. Para participar deste workshop é requerido notebook com seu carregador e uma instalação local do WordPress (haverá tomadas na sala, mas leve seu adaptador para garantir a conexão).

Para a instalação local do WordPress recomendo o XAMPP, um pacote que já vem com tudo que o WordPress precisa e funciona para qualquer sistema operacional. Para quem nunca instalou o WordPress localmente, recomendo este tutorial da Anyssa Ferreira, Instalando WordPress no Windows com XAMPP

Criando um ambiente de alta disponibilidade para WordPress com Kubernetes – com Rafael Angeline

Neste workshop Rafael Angeline irá demonstrar como montar um ambiente de alta disponibilidade para WordPress utilizando o Kubernetes para gerenciar seus containers Docker. Este é um workshop que foca em um público desenvolvedor intermediário e avançado. Não é necessário levar notebook para participar, apenas material de anotação.

Inscrições

Os workshops terão participação limitada, então fique atento, abriremos as inscrições hoje às 22h00. Seja rápido e garanta sua vaga. Lembre-se de utilizar o nome (tal como inserido na inscrição do evento) e o mesmo email, para melhor identificação. Caso haja vagas no dia do evento é possível a participação de um participante não inscrito, mas não é bom contar com a sorte!